Olá galera! O post dessa segundona é dedicado para os estudantes "sofredores" (como eu!). Estamos no final do semestre e ficamos na loucura total por causa das provas finais, eu já estava desesperada tentando decorar um trilhão de matérias. Até que uma amiga da facul (a Mandys) passou um link com as 10 melhores maneiras técnicas de estudo. Cara! Isso mudou minha vida e por isso resolvi compartilhar com vocês.
Utilidade Baixa
Utilidade Moderada
Utilidade Alta
Um estudo recentemente publicado em janeiro de 2013 na revista científica Psychological Science in the Public Interest avaliou dez técnicas comuns de aprendizagem para classificar quais possuem de fato a melhor utilidade.
Técnicas bastante populares no Brasil, como resumir, grifar,
utilizar mnemônicos, visualizar imagens para apreensão de textos e reler
conteúdos foram classificadas como as de utilidade mais baixa.
Três práticas foram encaradas como de utilidade moderada:
interrogação elaborativa, auto-explicação e estudo intercalado.
E as duas que obtiveram o mais alto grau de utilidade na
aprendizagem foram as técnicas de teste prático e prática distribuída.
É a ciência desaprovando boa parte do meu método de estudo,
muito baseado em resumos, grifos, mnemônicos e mapas mentais. Por outro lado,
foi confirmada a impressão que eu tinha de que a realização de exercícios em
doses cavalares era extremamente efetiva para o estudo para concursos públicos.
Lembre-se de que o ranking reflete os resultados do estudo,
porém cada pessoa tem o seu estilo de estudo e nada está escrito em pedra. Dito
isto, falemos agora sobre as dez técnicas, das piores para as melhores.
Grifar (utilidade:
baixa)
Prepara-se para dar um descanso ao seu grifador amarelo. O
estudo aponta que a técnica de apenas grifar partes importantes de um texto é
pouco efetiva pelos mesmos motivos pelos quais é tão popular: praticamente não
requer esforço.
Ao fazer um grifo, seu cérebro não está organizando, criando
ou conectando conhecimentos. Então, grifar só pode ter alguma (pouca) utilidade
quando combinada com outras técnicas.
Releitura (utilidade:
baixa)
Reler um conteúdo, em regra, é menos efetivo do que as
demais técnicas apresentadas. O estudo, no entanto, mostrou que determinados
tipos de leitura (massive rereading) podem ser melhores do que resumos ou
grifos, se aplicados no mesmo período de tempo. A dica é reler imediatamente
depois de ler, por diversas vezes.
Mnemônicos
(utilidade: baixa)
Segundo o dicionário Houaiss, mnemônico é algo relativo à
memória; que serve para desenvolver a memória e facilitar a memorização (diz-se
de técnica, exercício etc.); fácil de ser lembrado; de fácil memorização.
Em apostilas e sites de concursos públicos, é muito comum
ver o uso de mnemônicos com as primeiras letras ou sílabas, como SoCiDiVaPlu
para decorar os fundamentos da República Federativa do Brasil (artigo 1º da
Constituição).
O estudo da Psychological Science in the Public Interest
mostrou que os mnemônicos só são efetivos quando as palavras-chaves são
importantes e quando o material estudado inclui palavras-chaves fáceis de
memorizar.
Assuntos que não se adaptam bem a geração de palavras-chaves
não conseguiram ser bem aprendidos com o uso de mnemônicos. Então, utilize-os
em casos específicos e pouco tempo antes de teste.
Visualização
(utilidade: baixa)
Os pesquisadores pediram que estudantes imaginassem figuras
enquanto liam textos. O resultado positivo foi apenas em relação a memorização
de frases. Em relação a textos mais longos, a técnica mostrou-se pouco efetiva.
Surpreendentemente (ao menos para mim), a transformação das
imagens mentais em desenhos também não demonstrou aumentar a aprendizagem e
ainda trouxe o inconveniente de limitar os benefícios da imaginação.
Isso não invalida completamente o uso de mapas mentais para
estudos, já que esses consistem além de desenho a conexão de ideias e conceitos.
De qualquer maneira, o resultado do estudo é que a
visualização não é uma técnica efetiva para provas que exijam conhecimentos
inferidos de textos.
Resumos (utilidade:
baixa)
Resumir os pontos mais importantes de um texto com as
principais ideias sempre foi uma técnica quase intuitiva de aprendizagem.
O estudo mostrou que os resumos são úteis para provas
escritas, mas não para provas objetivas.
Embora tenha sido classificado como de utilidade baixa, a
técnica de resumir ainda é mais útil do que grifar e reler textos. O paper diz
que a técnica pode ser uma estratégia efetiva para estudantes que já são hábeis
em produzir resumos.
Interrogação
elaborativa (utilidade: moderada)
A técnica de interrogação elaborativa consiste em criar
explicações que justifiquem por que determinados fatos apresentados no texto
são verdadeiros.
O estudante devem concentrar-se em perguntas do tipo Por
quê? em vez de O quê?.
Seguindo o exemplo que demos pouco antes, em vez de decorar
um mnemônico como SoCiDiVaPlu, o ideal seria perguntar-se por que o Brasil
adota a dignidade da pessoa humana como fundamento da República? E buscar a
resposta na origem do estado democrático de Direito e na adoção do princípio da
dignidade da pessoa humana pelas principais democracias ocidentais após a
Revolução Francesa.
Note que esse tipo de estudo requer um esforço maior do
cérebro, pois concentra-se em compreender as causas de determinado fato,
investigando suas origens.
Falando especificamente de concursos públicos, a
interrogação elaborativa é um grande diferencial na hora de responder redações
e questões discursivas.
Auto-explicação
(utilidade: moderada)
Entendeu, Eu Mesma?
A auto-explicação mostrou-se ser uma técnica útil para aprendizagem
de conteúdos mais abstratos. Na prática, trata-se de ler o conteúdo e
explicá-lo com suas próprias palavras para você mesmo.
O estudo mostrou que a técnica é mais efetiva se utilizada
durante o aprendizado, e não após o estudo.
Estudo intercalado
(utilidade: moderada)
O estudo intercalado é o que chamamos de rotação de matérias
em posts anteriores.
A pesquisa procurou saber se era mais efetivo estudar
tópicos de uma vez ou intercalando diferentes tipos de conteúdos de uma maneira
mais aleatória.
Os cientistas concluíram que a intercalação tem utilidade
maior em aprendizados envolvendo movimentos físicos e tarefas cognitivas (como
ciências exatas).
O principal benefício da intercalação, como já havíamos
observado, é fazer com que a pessoa consiga manter-se mais tempo estudando.
Teste prático
(utilidade: alta)
Realizar testes práticos sobre o que você está estudando é
uma das duas melhores maneiras de aprendizagem. A pesquisa científica mostrou
que realizar testes práticos é até duas vezes mais eficiente do que outras
técnicas.
No caso específico de concursos públicos, a recomendação é
fazer toneladas de exercícios de provas anteriores. Não apenas do cargo para o
qual você está estudando, mas qualquer tipo de questão que encontrar pela
frente.
Como já recomendamos anteriormente, a maneira mais fácil de
realizar testes é utilizando sistemas específicos para isso, como o site
Questões de Concursos.
Prática distribuída
(utilidade: alta)
A prática distribuída consiste em distribuir o estudo ao longo do tempo, em vez de concentrar toda a aprendizagem em um bloco só (a.k.a. na véspera da prova).
Pesquisas mostram que o tempo ótimo de distribuição das
sessões de estudo é de 10% a 20% do período que o conteúdo precisa ser
lembrado. Por essa conta, se você quer lembrar algo por cinco anos, vocÊ deve
espaçar seu aprendizado a cada seis meses. Se quer lembrar por uma semana, deve
estudar uma vez por dia.
A prática distribuída também pode ser interpretada como a
distribuição do estudo em pequenos períodos ao longo do dia, intervalando com
períodos de descanso. Por exemplo, uma hora de manhã, uma hora à tarde e outra
hora à noite.
Essa é exatamente a teoria de Tony Schwartz aplicada em
técnicas de timebox como a Pomodoro Technique.
Quais as suas
técnicas de estudo?
Se você está estudando algo, seja para concursos ou não,
deixe suas opiniões sobre a pesquisa na caixa de comentários.
Quais dessas técnicas você utiliza? Você concorda com os
resultados? Que outras técnicas de estudo você recomendaria?
Fonte: Mude.nu (Walmar Andrade, 25 de fevereiro de 2013)
Depois de ler todas essas dicas, resolvemos fazer gravações no celular, cada uma gravou uma matéria com sua própria explicação. Para nossa surpresa ajudo muito! Espero que tenham gostado...Bjos
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